Após a LG trazer ao mercado as primeiras TVs LED-LCD 3D com óculos passivo, as séries Cinema LW5700 e LW4500, os consumidores já podem ver em algumas lojas mais um modelo dotado da mesma tecnologia. Trata-se da Philips Cinema série Gold com tela 21:9, de 50”, que requer o uso de óculos passivo para proporcionar o efeito de tridimensionalidade.
Sabemos que a escolha por uma tela de última geração não é nada fácil. Enquanto no 3D passivo não há flicker (que tanto incomoda algumas pessoas), o crosstalk é reduzido e os óculos são bem mais baratos, no 3D ativo temos a sensação de que as imagens Full HD são exploradas com melhor nitidez e realismo.
Agora, se você não comprou uma TV 3D por não saber qual tecnologia irá prevalecer em todo o mundo, saiba que essa definição poderá demorar meses. É possível ainda que ambas as tecnologias convivam por anos.
Isso porque a maioria dos fabricantes, incluindo a própria Philips, continua a investir nos aparelhos com óculos ativo. Recentemente, Panasonic, Samsung e Sony decidiram criar uma associação para defender e padronizar a adoção de um óculos ativo universal e, assim, tentar neutralizar as investidas da LG e da Vizio (essa nos EUA) em prol do 3D passivo.
De qualquer forma, acompanhamos de perto as decisões da indústria e sempre que houver novidades sobre o assunto, você confere aqui no blog. Para saber mais detalhes sobre as tecnologias 3D, veja o comparativo entre TVs de óculos ativo e passivo, publicado na edição 182, e acompanhe o áudio do debate entre LG e Samsung, promovido em agosto, pela revista HT&CD.
Sugerimos também que vá a um ponto de venda onde as TVs 3D estejam em exposição e faça experiências utilizando os dois tipos de óculos. E se ainda surgir alguma dúvida, escreva para nós. Até a próxima semana, estaremos aqui para tentar responder as suas perguntas.
Fonte: Revista Home Theater & Casa Digital
Fonte: Revista Home Theater & Casa Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário