Quem sou eu

Minha foto
Fundada em 1997 a Construsat,trabalha em três segmentos: Segurança eletrônica, Automação e Telecomunicações. Tornando- se referência na região do Vale do Itajaí, trabalha com as melhores marcas do mercado e com profissionais altamente qualificados, buscando sempre melhorar a qualidade de vida de seus clientes e colaboradores.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

As diferenças entre os sistemas de som podem parecer muito confusas, porém são mais simples que imaginamos. Hoje, no menu dos aparelhos de dvd temos a opção de selecionar o sistema de som para 2.0 (normalmente dublado) e 5.1 ( na lingua original da gravação), mas será que sabemos o que significa realmente a nossa seleção e o que vamos perder em qualidade?
Voltando no tempo, o som da nossa televisão, era classificado em mono ou estéreo, ou seja, a televisão pode ter um ou dois canais para emitir o som dos programas ou vídeos que estamos reproduzindo.
MONO – Em acustica, mono é o sistema de gravação e reprodução do som em que não é possível perceber as diferentes posições das fontes sonoras, ou seja, todo o som é transmitido por meio de um único canal, também chamado de monofônico.
ESTÉREO – Em acústica, estéreo, ou ainda stereo do inglês, consiste num sistema de reprodução do áudio que utiliza dois canais de som monaurais distintos (direito e esquerdo) sincronizados no tempo.
Hoje em dia, poucos são os aparelhos e equipamentos que ainda são produzidos utilizando a tecnologia Mono, mas alguns televisores pequenos de 5″ a 14″ ainda tem esse sistema de som e os demais já saem como estéreo. Mas a grande inovação no som para cinemas e vídeos foi a criação do Dolby e o Surround.
DOLBY – Este sistema é utilizado para redução de ruídos nas gravações analógicas, ou seja em fita.
SURROUND -  é o conceito que expande a imagem da reprodução de uma dimensão (som monofônico ou estéreofônico) para duas ou três dimensões. O Surround traz um ambiente mais realístico de áudio, presente nos sistemas de som de cinemas, teatros, entretenimento em casa, vídeos, jogos de computador, e a cada dia está mais presente em tudo e em todos os lugares.
Até então não explicamos a diferença do 2.0 ou do 5.1 que falamos lá em cima. Pois é, a diferença básica entre eles são os canais em que serão reproduzidos os sons do filme.
Deduz-se então que canais são os alto-falantes para reprodução, e essa afirmação está completamente errada. Um canal pode ter mais que um alto-falante porém só reproduz o som de “um lado” da gravação. Vamos ver as definições dos canais para reprodução, afim de entendermos melhor os sistemas de som:
2.0 – Esse tipo de circuito acústico é composto por 2 canais, um direito e um esquerdo. Ou seja a forma mais simples de estéreo que foi chamada revolucionáia mente de Dolby Stereo
3.1 – Esse circuito acustico, conta com três canais, sendo 2 deles destinados para a direita e esquerda e um para o centro, e 1 canal para um  Subwoofer, que somente reproduzirá os sons mais graves. Esse modelo ficou conhecido como Dolby Surround.
5.1 – É o circuito acústico mais utilizado por home-theaters e consiste em 5 canais estéreos e 1 para o Subwoofer. Neste caso são. normalmente utilizados 2 canais para a direita (frente e trás), 2 para a esquerda (frente e trás) e 1 canal central.
7.1 – É o sistema mais moderno criado que conta com 7 canais e 1 para subwoofer. Os canais são divididos em 3 frontais e 4 traseiros, para dar maior sensação sonora em salas de grande porte (cinema). Poucos foram os DVDs que sairam nesse formato.
Com isso já sabemos tudo sobre canais de som e podemos escolher com tranquilidade, no menu de configuração do DVD, o formato a ser utilizado a fim de não perder qualidade.
Porém é importante ressaltar que se você não tem um aparelho que reproduza em 5.1, o melhor é configurar o som para 2.0 para não perder qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário