Padrão DLNA irá usar conexão pela rede elétrica
Aparelhos compatíveis com o padrão DLNA poderão usar a própria rede elétrica das residências para se comunicarem entre si. A promessa é do Consórcio que reúne fabricantes de produtos eletrônicos, encarregado de ditar as normas para esse tipo de conexão. Os primeiros equipamentos do gênero estão previstos para chegar ao mercado internacional ainda este ano.
DLNA (Digital Living Network Alliance) é um padrão de comunicação sem fio entre aparelhos como TVs, players, receivers, media centers, consoles de videogame, computadores, roteadores etc. Com cerca de 150 empresas participantes, o Consórcio pretende transformá-lo em padrão comum nas residências, com a multiplicação das redes.
Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, o grupo anunciou acordo com duas outras entidades similares: a HomePlug Power Alliance e a HD-PLC Alliance. A primeira propõe um padrão de comunicação envolvendo não apenas os aparelhos de áudio, vídeo e informática, mas todos os dispositivos usados numa casa, incluindo eletrodomésticos, cortinas, equipamentos de segurança, ar-condicionado e sistemas de automação. Já o HD-PLC é um padrão que permite trafegar pela rede elétrica todo tipo de sinal, incluindo os de áudio, vídeo e automação.
"Nossa intenção é que o consumidor consiga velocidades de conexão típicas de redes cabeadas, sem ter todo o aborrecimento de instalar novos cabos pela casa", explicou o presidente da DLNA, Nidhish Parikh. Segundo ele, a entidade irá divulgar em breve suas diretrizes para a integração entre os três padrões, e a partir daí os fabricantes poderão começar a lançar produtos compatíveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário