Futuro da tecnologia está na casa inteligente
CE Pro
No futuro, todas as casas e edifícios, assim como os prédios empresariais, serão inteligentes. Essa é a maneira como se definem as edificações que fornecem o mais alto grau de conforto e segurança, com a possibilidade dos usuários controlarem facilmente os recursos eletrônicos disponíveis. Entrar numa sala e ver luzes, temperatura e música ambiente serem acionados automaticamente, de acordo com as suas preferências? Ouvir o telefone do escritório tocar toda vez que alguém entrar na sua casa? Sim, estamos falando exatamente desse tipo de recurso.
Os modos como faremos isso daqui a alguns anos poderão ser diversos. Poderemos simplesmente colocar os dedos sobre um pequeno painel de parede, acionar um computador, tocar num celular ou tablet com tela touchscreen, ou mesmo usar comandos de voz. Esses atos tão banais permitirão acender/apagar luzes, ligar/desligar aparelhos elétricos, abrir/fechar portas, aumentar/diminuir a temperatura do ar-condicionado ou da água da banheira, trocar o canal de TV, até mesmo acionar a água para irrigar o jardim ou o quintal.
Tudo isso já faz parte da realidade dos sistemas de automação, cada vez mais usados em todo o mundo. Vai chegar um momento em que nos perguntaremos como pudemos viver tanto tempo sem esses confortos. Mas preparar uma casa ou apartamento para receber recursos como esses exige um pouco de criatividade. Quanto mais o sistema instalado puder ser acionado de forma intuitiva, melhor o usuário irá se sentir - pois nem perceberá a infraestrutura existente para que tudo funcione do modo desejado.
Fonte: Revista Home Theater e Casa Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário