Venda de discos Blu-ray aumenta em todo o mundo
As vendas de filmes, shows e documentários em formato Blu-ray (com som e imagem de alta definição) aumentaram expressivamente este ano nos principais mercados globais. A conclusão é da empresa de pesquisas Futuresource, que divulgou seu mais recente levantamento nesta quarta-feira, nos EUA. Pelos dados disponíveis, o mercado mundial cresceu 45% em 2011, atingindo a marca de 234 milhões de discos vendidos, contra 161 milhões em 2010.
Apesar da recessão, o mercado americano puxou esse crescimento, com quase metade do total de discos vendidos. Somando os números registrados até novembro e as estimativas para dezembro, os pesquisadores concluíram que o consumidor americano terminará o ano com um total de 115 milhões de discos adquiridos, o que significa 35% a mais do que no ano passado. Na Europa, a expansão foi ainda maior (42%). Segundo Jim Bottoms, analista da Futuresource, o megalançamento da série Star Wars, em setembro, foi um dos principais responsáveis pelo fenômeno.
Bottoms chama atenção para o fato de que um disco Blu-ray custa, em média, 50% mais do que seu equivalente em DVD. "Mas o preço dos players Blu-ray caiu muito", diz ele. "Os fabricantes estão chegando a um ponto em que não vale mais a pena produzir DVD players". Outro detalhe apontado pela pesquisa é que, apesar do crescimento dos downloads de filmes, a esmagadora maioria dos consumidores ainda prefere compras discos: nos EUA, 80% das receitas (o equivalente a US$ 17 bilhões) vem das mídias físicas, e apenas 20% das mídias online. "Com o tempo, essa situação vai mudar, mas fora dos grandes centros urbanos a distribuição de discos continuará sendo importante ainda por muitos anos", prevê Bottoms.
FONTE: Home Theater & Casa Digital (Home Media Magazine).
Nenhum comentário:
Postar um comentário